segunda-feira, 30 de maio de 2011

A TURMA


O nosso primeiro encontro tem como objetivo o diagnóstico dos alunos sobre o conteúdo Jogos e Brincadeiras, o processo ensino-aprendizagem, a relação aluno-professor, aluno-aluno.

Fizemos nossa apresentação, começando pelos nossos nomes, após explanamos nossa proposta de intervenção que é os Jogos e brincadeiras, como iremos trabalhar durante essas cinco semanas, comentando um pouco sobre as aulas, as avaliações e os critérios que serão utilizados.

Para facilitar o diagnóstico preparamos uma dinâmica e um questionário. 

Iniciamos com a dinâmica.


Entregamos um crachá onde cada um devia escrever o seu nome, enfeitá-lo da maneira que quisesse e por no pescoço. Após a explicação do crachá fizemos um circulo para que a dinâmica fosse realizada com mais eficiência. Na hora de enfeitar foi uma euforia, eles desenharam os times, colaram gravuras de desenhos, entre outros temas.

Explicamos como seria, e a Professora estagiária Dianne iniciou. 
" Quando vim para este grupo, um (a) amigo(a) eu encontrei como estava ele(a) sem nome, de (nome da pessoa) eu o(a) chamei.
Oh! amigo(a), que bom te encontrar, unidos na amizade iremos caminhar" (bis)


Assim, prosseguimos a dinâmica, no final a Professora Thamyris foi escolhida e encerra a dinâmica com a música de um jeito modificado.

"Quando vim para este grupo, mais amigos encontrei como eu não tinha nome, de (cada um grita seu nome) eu o chamei.
Oh! amigos(as), que bom nos encontrar, unidos lutaremos para o mundo melhorar"(bis)

Esta dinâmica tem como objetivo:
  • conhecer o grupo;
  • e facilitar o relacionamento entre o participantes.
Após a dinâmica demos sequência com os questionários. Com o enfoque, nas características da turma, o conteúdo proposto, a relação aluno-professor, aluno-aluno, e os materiais recicláveis.

Está aula teve uns pontos importantes, observamos a alegria dos alunos com a maneira que seria proposto o conteúdo e as vivências que seriam feitas.

No final da aula, informamos sobre o crachá que é pra ser trago todas as aulas, e a questão do respeito e da cooperação que serão avaliados todas as aulas. E solicitamos uma pesquisa sobre Jogos e Brincadeiras de Antigamente, onde entrevistariam a pessoa mais velha da família.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário