segunda-feira, 30 de maio de 2011

Objetivos e Justificativas



OBJETIVO GERAL

Compreender a cooperação através da prática do conteúdo Jogos e Brincadeiras.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer o tema jogos e brincadeiras;
Compreender os jogos e brincadeiras sendo útil para o meio ambiente;
Demonstrar a real dimensão dos jogos e brincadeiras no processo de desenvolvimento;
Demonstrar um espirito de respeito mútuo e de cooperação.
  Valorizar os jogos e brincadeiras como componentes de grande importância para a formação individual e coletiva;





JUSTIFICATIVA

A Educação Física tem como característica principal o estudo da Cultura Corporal de Movimento, através dos jogos, esportes, lutas, ginástica e dança. Todos esses elementos têm a finalidade de propor aos alunos relações individuais, solidarias e participativas.

Pode-se observar que brincar não significa apenas recrear, é muito mais, pois é uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo.

É importante frisar que não há impedimento em se transmitir conteúdos e conceitos aos alunos, sendo que para que isso, o local e/ou materiais específicos, bem como a faixa etária não são relevantes para a transmissão desses conteúdos. Ao professor é interessante que estes conhecimentos sejam notificados para que haja integralidade na formação do educando como cidadão. Após esta etapa, haverá mais eficiência no processo ensino-aprendizagem, devendo o professor se adequar às necessidades ao ministrar suas aulas.

Em se tratando da prática, há por parte do aluno vivência dos conceitos vistos na teoria. Com o professor na supervisão da prática, os movimentos corretos serão realizados possibilitando uma aprendizagem do que foi aprendido na teoria, isso tanto para os conceitos quanto para os movimentos.

E o jogo contribui indiretamente à educação, permitindo ao aluno relaxado ser mais eficiente em seus exercícios e em sua atenção. Em segundo lugar o interesse que a criança manifesta pelo deve poder ser utilizado para uma boa causa. É possível dar o aspecto de jogo a exercícios escolares, é o jogo como artifício pedagógico.

Justifica-se devido à afinidade e conhecimento sobre o conteúdo, o fato da escola possui uma estrutura adequada para esse conteúdo, e a turma possui um problema de gênero e de cooperação. E jogos e brincadeiras é um conteúdo da educação física que possibilitar trabalhar e alcançar essa problemática.

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