terça-feira, 31 de maio de 2011

BULLYING



Nesta aula trabalhamos o bullying, cada criança trouxe o brinquedo que mais gostava de casa, e tinham que vivenciar juntos, sem discriminar, ou deixar o colega sozinho sem brincar com alguém.

Também solicitamos um trabalho escrito. com questões sobre bullying.

"Bullying é um termo da lingua inglesa (bully = valentão) que se refere a todas as formas de atitude agressivas, verbais ou fisicas, intencionais e repetitivas, que ocorre sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
     
                
O bullying se divide em duas categorias: a) Bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre as mulheres e crianças, tendo como características o isolamento social da vítima. em geral, a vítima teme o (a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.

O bullying é um problema mundial, podendo ocorre em  praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdades/universidade, família, mas pode ocorre também no local de trabalho e entre visinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.


                                        


Os autores(as) das agressões geralmente são pessoas que têm pouca empatia, pertencentes à famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre seus menbros tende a ser escasso ou precário. Por outro lado, o alvo dos agressores geralmente são pessoas pouco sociáveis, com baixa capacidade de reação, ou de fazer cessar os atos prejudiciais contra si e possue forte sentimento de insegurança, o que os impede de solicitar ajuda.



No brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas de Bullying são comuns em alunos de 5ª e 6ª séries. As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.

Os atos de bullying ferem princípios constitucionais -  respeito á dignidade da pessoa humana - e ferem o Código Civil, que determina todo ato ílicito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviços aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorrem dentro do estabelecimento de ensino/trabalho". (Orson Camargo) Dispónivel em  http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm , visitado dia 31/05 às 16:05.

Fizemos um debate baseado nos trabalhos entregues, os alunos refletiram algumas ações praticadas por eles, como apelidos, discrimanações, e violência física (empurrões, chutes, e tapas). E ouviram relatos tragos por colegas sobre pessoas de outros lugares que sofreram bullying.

Nos encaminhamos para quadra, e lá livres brincaram com seus brinquedos. Alguns amigos não trouxeram brinquedo de casa, os colegas compartilharam os brinquedos, sem problemas.

Pelo que podemos observar foi uma vivência muito importante para eles, pois esta turma tinha uma dificuldade em trabalhar em grupo, na questão do gênero e de compartilhar as coisas. E esta atividade fez com que eles se interagissem uns com os outros, cada um respeitando o aprendizado de cada um, um ensinando o outro.
 

  

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