segunda-feira, 30 de maio de 2011

JOGOS E BRINCADEIRAS DE ANTIGAMENTE




Como solicitado na aula anterior, os alunos fizeram as entrevistas e solicitaram aos pais, avos, tios(as), que respondessem tais perguntas:

  1. como era as brincadeiras de antigamente?
  2. Quais eram as brincadeiras?
  3. Aonde vocês brincavam?
  4. Como eram o seu comportamento com os amigos na hora de brincar?
  5. Quais são as brincadeiras de hoje? Dê seus filhos ou netos.
  6. Me ensina e escreva a brincadeira que você mais gostava de brincar?
Neste trabalho foi apresentado na quadra, e a ordem foi seguida pela ficha de avaliação.

Após as apresentações falamos sobre os pontos que foram avaliados e conversamos com eles sobre as diferenças dos Jogos e Brincadeiras de hoje para os de antigamente, e como era relação na hora de brincar.









                         

"Antigamente quando as crianças saiam para brincar, elas tinham brincadeiras saudáveis que faziam bem a saúde e também ao psicológico e emocional das crianças. As principais brincadeiras de antigamente era: esconde-esconde, jogo de amarelinha, pega-pega, passa anel, jogo da velha, cabra-cega, ciranda cirandinha, roda-roda, salada mista, bolinha de gude, queimada, elefantinho colorida, pula corda, policia e ladrão, peteca, pula corda de elástico, brincadeira com o elástico na mão, andar de carrinho de rolimã, soltar pipa, batata quente, estátua entre outras. E agora o que as crianças fazem para se divertirem e distraírem? O único brinquedo de ultimamente é o vídeo-game e o computador, onde as crianças passam horas e horas lá, vidradas e nem sequer saem para comer. Essa era está ligada as tecnologias atuais que trazem o total conforto para muitos, entretanto isso é meio ariscado, pois as crianças tendem a ficar viciadas nisto e também não há integração social nenhuma neste ato, pois as crianças ficam lá horas e horas trancadas em seus quartos e só conversam com o computador". (disponivel em http://www.dicasgratisbrasil.com/a-diferenca-entre-as-brincadeiras-antigas-e-as-atuais/ . Visitado dia 30/05/11 às 12:00)








Com isso mostramos a importância dos Jogos e Brincadeiras como conteúdo na Educação física.

Após a conversa sobre estes pontos, vivenciamos alguns jogos de antigamente escolhida pelos alunos.


4 comentários: