segunda-feira, 30 de maio de 2011

MATERIAIS RECICLÁVEIS


Nesta aula trabalhamos os materiais recicláveis nos jogos e brincadeiras.

Cada aluno trouxe um litro descartável, revistas, jornais, gravuras que gosta, objetos para enfeite, cola, tesoura entre outros.

Assim damos continuidade a nossa 3ª semana de Estágio. 
Os alunos nos encontraram no caminho da sala, eufóricos e alegres para saber como seria a aula de hoje. Ficamos perplexos com a atitude deles, pois não esperávamos a reação.

Entramos na sala, pedimos silêncio a todos, e preparamos a apresentação em Power point. Na apresentação abordamos a importância do meio ambiente, explicando como o nosso papel tem fundamental importância com o meio ambiente, explanamos sobre os materiais recicláveis, alguns brinquedos e brincadeiras realizados com esses materiais.

Após a apresentação conversamos com os alunos sobre o tema, os alunos citaram que deveríamos nos preocupar com o meio ambiente e falaram algumas brincadeiras e brinquedos com materiais recicláveis.   

Perguntamos como eles faziam no dia-a-dia para cooperar com o meio ambiente, e as respostas foram inúmeras e diferentes, mas com características de que eles compreendessem a importância do cuidar do meio ambiente.

Preparamos para eles dois bonecos ecológicos, uma para as meninas cuidarem e outro para os meninos, e o papel deles é regar todos os dias o boneco. O objetivo desta prática é mostrar aos alunos a importância da água na vida das plantas, sem água não há vida. As meninas colocaram o nome da boneca de Melissa e os meninos colocaram de Neimar.


   

 

                             

Então caminhamos para a quadra juntos com os alunos para começa a fabricar nosso brinquedo que seria o bolichão. Chegando à quadra organizamos os alunos e começamos a fabricar os litros descartáveis que fará parte do bolichão.



Nesta hora foi interessante ver a dedicação com que eles estavam fazendo seus litros, e também foi lindo ver a criatividade. Foi nítido ver o companheirismo deles.


Depois de alguns minutos foi encerrado esse momento. E logo após pegamos todos os litros para que cada um apresenta-se o seu.

Assim, começamos a brincar de bolichão, com a regra do boliche quem derrubar tudo faz strick. Foi uma gritaria, e tivemos que intervir algumas vezes. Depois propomos que eles criassem novas regras, a partir do que eles criavam nos vivenciávamos.


  
Teve um momento que não poderia passar em branco, eles começaram a gritar para o amigo derrubar a garrafa do time que não gostava. No caso os times eram Vasco e Flamengo, então foi só diversão e também competição.

              

Depois disso, eles guardaram o material construído na sala de Educação Física para vivenciarem num outro momento. E foram trocar de roupa.

Fizemos uma fila de meninos e meninas para esperar o sinal bater e conversamos sobre a aula, mostrando que tem como brincar com materiais recicláveis que para muitos não seriam reaproveitados, que eles tem criatividade para realizar várias brincadeiras, e que ao invés de ficar em casa vendo Tv, Jogando Vídeo game e mexendo no computador podem brincar com materiais recicláveis e ajudar o meio ambiente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário