terça-feira, 31 de maio de 2011

BULLYING



Nesta aula trabalhamos o bullying, cada criança trouxe o brinquedo que mais gostava de casa, e tinham que vivenciar juntos, sem discriminar, ou deixar o colega sozinho sem brincar com alguém.

Também solicitamos um trabalho escrito. com questões sobre bullying.

"Bullying é um termo da lingua inglesa (bully = valentão) que se refere a todas as formas de atitude agressivas, verbais ou fisicas, intencionais e repetitivas, que ocorre sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
     
                
O bullying se divide em duas categorias: a) Bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre as mulheres e crianças, tendo como características o isolamento social da vítima. em geral, a vítima teme o (a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.

O bullying é um problema mundial, podendo ocorre em  praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdades/universidade, família, mas pode ocorre também no local de trabalho e entre visinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.


                                        


Os autores(as) das agressões geralmente são pessoas que têm pouca empatia, pertencentes à famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre seus menbros tende a ser escasso ou precário. Por outro lado, o alvo dos agressores geralmente são pessoas pouco sociáveis, com baixa capacidade de reação, ou de fazer cessar os atos prejudiciais contra si e possue forte sentimento de insegurança, o que os impede de solicitar ajuda.



No brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas de Bullying são comuns em alunos de 5ª e 6ª séries. As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.

Os atos de bullying ferem princípios constitucionais -  respeito á dignidade da pessoa humana - e ferem o Código Civil, que determina todo ato ílicito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviços aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorrem dentro do estabelecimento de ensino/trabalho". (Orson Camargo) Dispónivel em  http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm , visitado dia 31/05 às 16:05.

Fizemos um debate baseado nos trabalhos entregues, os alunos refletiram algumas ações praticadas por eles, como apelidos, discrimanações, e violência física (empurrões, chutes, e tapas). E ouviram relatos tragos por colegas sobre pessoas de outros lugares que sofreram bullying.

Nos encaminhamos para quadra, e lá livres brincaram com seus brinquedos. Alguns amigos não trouxeram brinquedo de casa, os colegas compartilharam os brinquedos, sem problemas.

Pelo que podemos observar foi uma vivência muito importante para eles, pois esta turma tinha uma dificuldade em trabalhar em grupo, na questão do gênero e de compartilhar as coisas. E esta atividade fez com que eles se interagissem uns com os outros, cada um respeitando o aprendizado de cada um, um ensinando o outro.
 

  

segunda-feira, 30 de maio de 2011

MATERIAIS RECICLÁVEIS


Nesta aula trabalhamos os materiais recicláveis nos jogos e brincadeiras.

Cada aluno trouxe um litro descartável, revistas, jornais, gravuras que gosta, objetos para enfeite, cola, tesoura entre outros.

Assim damos continuidade a nossa 3ª semana de Estágio. 
Os alunos nos encontraram no caminho da sala, eufóricos e alegres para saber como seria a aula de hoje. Ficamos perplexos com a atitude deles, pois não esperávamos a reação.

Entramos na sala, pedimos silêncio a todos, e preparamos a apresentação em Power point. Na apresentação abordamos a importância do meio ambiente, explicando como o nosso papel tem fundamental importância com o meio ambiente, explanamos sobre os materiais recicláveis, alguns brinquedos e brincadeiras realizados com esses materiais.

Após a apresentação conversamos com os alunos sobre o tema, os alunos citaram que deveríamos nos preocupar com o meio ambiente e falaram algumas brincadeiras e brinquedos com materiais recicláveis.   

Perguntamos como eles faziam no dia-a-dia para cooperar com o meio ambiente, e as respostas foram inúmeras e diferentes, mas com características de que eles compreendessem a importância do cuidar do meio ambiente.

Preparamos para eles dois bonecos ecológicos, uma para as meninas cuidarem e outro para os meninos, e o papel deles é regar todos os dias o boneco. O objetivo desta prática é mostrar aos alunos a importância da água na vida das plantas, sem água não há vida. As meninas colocaram o nome da boneca de Melissa e os meninos colocaram de Neimar.


   

 

                             

Então caminhamos para a quadra juntos com os alunos para começa a fabricar nosso brinquedo que seria o bolichão. Chegando à quadra organizamos os alunos e começamos a fabricar os litros descartáveis que fará parte do bolichão.



Nesta hora foi interessante ver a dedicação com que eles estavam fazendo seus litros, e também foi lindo ver a criatividade. Foi nítido ver o companheirismo deles.


Depois de alguns minutos foi encerrado esse momento. E logo após pegamos todos os litros para que cada um apresenta-se o seu.

Assim, começamos a brincar de bolichão, com a regra do boliche quem derrubar tudo faz strick. Foi uma gritaria, e tivemos que intervir algumas vezes. Depois propomos que eles criassem novas regras, a partir do que eles criavam nos vivenciávamos.


  
Teve um momento que não poderia passar em branco, eles começaram a gritar para o amigo derrubar a garrafa do time que não gostava. No caso os times eram Vasco e Flamengo, então foi só diversão e também competição.

              

Depois disso, eles guardaram o material construído na sala de Educação Física para vivenciarem num outro momento. E foram trocar de roupa.

Fizemos uma fila de meninos e meninas para esperar o sinal bater e conversamos sobre a aula, mostrando que tem como brincar com materiais recicláveis que para muitos não seriam reaproveitados, que eles tem criatividade para realizar várias brincadeiras, e que ao invés de ficar em casa vendo Tv, Jogando Vídeo game e mexendo no computador podem brincar com materiais recicláveis e ajudar o meio ambiente. 

JOGOS E BRINCADEIRAS DE ANTIGAMENTE




Como solicitado na aula anterior, os alunos fizeram as entrevistas e solicitaram aos pais, avos, tios(as), que respondessem tais perguntas:

  1. como era as brincadeiras de antigamente?
  2. Quais eram as brincadeiras?
  3. Aonde vocês brincavam?
  4. Como eram o seu comportamento com os amigos na hora de brincar?
  5. Quais são as brincadeiras de hoje? Dê seus filhos ou netos.
  6. Me ensina e escreva a brincadeira que você mais gostava de brincar?
Neste trabalho foi apresentado na quadra, e a ordem foi seguida pela ficha de avaliação.

Após as apresentações falamos sobre os pontos que foram avaliados e conversamos com eles sobre as diferenças dos Jogos e Brincadeiras de hoje para os de antigamente, e como era relação na hora de brincar.









                         

"Antigamente quando as crianças saiam para brincar, elas tinham brincadeiras saudáveis que faziam bem a saúde e também ao psicológico e emocional das crianças. As principais brincadeiras de antigamente era: esconde-esconde, jogo de amarelinha, pega-pega, passa anel, jogo da velha, cabra-cega, ciranda cirandinha, roda-roda, salada mista, bolinha de gude, queimada, elefantinho colorida, pula corda, policia e ladrão, peteca, pula corda de elástico, brincadeira com o elástico na mão, andar de carrinho de rolimã, soltar pipa, batata quente, estátua entre outras. E agora o que as crianças fazem para se divertirem e distraírem? O único brinquedo de ultimamente é o vídeo-game e o computador, onde as crianças passam horas e horas lá, vidradas e nem sequer saem para comer. Essa era está ligada as tecnologias atuais que trazem o total conforto para muitos, entretanto isso é meio ariscado, pois as crianças tendem a ficar viciadas nisto e também não há integração social nenhuma neste ato, pois as crianças ficam lá horas e horas trancadas em seus quartos e só conversam com o computador". (disponivel em http://www.dicasgratisbrasil.com/a-diferenca-entre-as-brincadeiras-antigas-e-as-atuais/ . Visitado dia 30/05/11 às 12:00)








Com isso mostramos a importância dos Jogos e Brincadeiras como conteúdo na Educação física.

Após a conversa sobre estes pontos, vivenciamos alguns jogos de antigamente escolhida pelos alunos.


A TURMA


O nosso primeiro encontro tem como objetivo o diagnóstico dos alunos sobre o conteúdo Jogos e Brincadeiras, o processo ensino-aprendizagem, a relação aluno-professor, aluno-aluno.

Fizemos nossa apresentação, começando pelos nossos nomes, após explanamos nossa proposta de intervenção que é os Jogos e brincadeiras, como iremos trabalhar durante essas cinco semanas, comentando um pouco sobre as aulas, as avaliações e os critérios que serão utilizados.

Para facilitar o diagnóstico preparamos uma dinâmica e um questionário. 

Iniciamos com a dinâmica.


Entregamos um crachá onde cada um devia escrever o seu nome, enfeitá-lo da maneira que quisesse e por no pescoço. Após a explicação do crachá fizemos um circulo para que a dinâmica fosse realizada com mais eficiência. Na hora de enfeitar foi uma euforia, eles desenharam os times, colaram gravuras de desenhos, entre outros temas.

Explicamos como seria, e a Professora estagiária Dianne iniciou. 
" Quando vim para este grupo, um (a) amigo(a) eu encontrei como estava ele(a) sem nome, de (nome da pessoa) eu o(a) chamei.
Oh! amigo(a), que bom te encontrar, unidos na amizade iremos caminhar" (bis)


Assim, prosseguimos a dinâmica, no final a Professora Thamyris foi escolhida e encerra a dinâmica com a música de um jeito modificado.

"Quando vim para este grupo, mais amigos encontrei como eu não tinha nome, de (cada um grita seu nome) eu o chamei.
Oh! amigos(as), que bom nos encontrar, unidos lutaremos para o mundo melhorar"(bis)

Esta dinâmica tem como objetivo:
  • conhecer o grupo;
  • e facilitar o relacionamento entre o participantes.
Após a dinâmica demos sequência com os questionários. Com o enfoque, nas características da turma, o conteúdo proposto, a relação aluno-professor, aluno-aluno, e os materiais recicláveis.

Está aula teve uns pontos importantes, observamos a alegria dos alunos com a maneira que seria proposto o conteúdo e as vivências que seriam feitas.

No final da aula, informamos sobre o crachá que é pra ser trago todas as aulas, e a questão do respeito e da cooperação que serão avaliados todas as aulas. E solicitamos uma pesquisa sobre Jogos e Brincadeiras de Antigamente, onde entrevistariam a pessoa mais velha da família.

 

Objetivos e Justificativas



OBJETIVO GERAL

Compreender a cooperação através da prática do conteúdo Jogos e Brincadeiras.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer o tema jogos e brincadeiras;
Compreender os jogos e brincadeiras sendo útil para o meio ambiente;
Demonstrar a real dimensão dos jogos e brincadeiras no processo de desenvolvimento;
Demonstrar um espirito de respeito mútuo e de cooperação.
  Valorizar os jogos e brincadeiras como componentes de grande importância para a formação individual e coletiva;





JUSTIFICATIVA

A Educação Física tem como característica principal o estudo da Cultura Corporal de Movimento, através dos jogos, esportes, lutas, ginástica e dança. Todos esses elementos têm a finalidade de propor aos alunos relações individuais, solidarias e participativas.

Pode-se observar que brincar não significa apenas recrear, é muito mais, pois é uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo.

É importante frisar que não há impedimento em se transmitir conteúdos e conceitos aos alunos, sendo que para que isso, o local e/ou materiais específicos, bem como a faixa etária não são relevantes para a transmissão desses conteúdos. Ao professor é interessante que estes conhecimentos sejam notificados para que haja integralidade na formação do educando como cidadão. Após esta etapa, haverá mais eficiência no processo ensino-aprendizagem, devendo o professor se adequar às necessidades ao ministrar suas aulas.

Em se tratando da prática, há por parte do aluno vivência dos conceitos vistos na teoria. Com o professor na supervisão da prática, os movimentos corretos serão realizados possibilitando uma aprendizagem do que foi aprendido na teoria, isso tanto para os conceitos quanto para os movimentos.

E o jogo contribui indiretamente à educação, permitindo ao aluno relaxado ser mais eficiente em seus exercícios e em sua atenção. Em segundo lugar o interesse que a criança manifesta pelo deve poder ser utilizado para uma boa causa. É possível dar o aspecto de jogo a exercícios escolares, é o jogo como artifício pedagógico.

Justifica-se devido à afinidade e conhecimento sobre o conteúdo, o fato da escola possui uma estrutura adequada para esse conteúdo, e a turma possui um problema de gênero e de cooperação. E jogos e brincadeiras é um conteúdo da educação física que possibilitar trabalhar e alcançar essa problemática.

Jogos e Brincadeiras na Educação Física

Este blog surgiu a partir do Estágio Supervisionado III, nas aulas ministradas pela Professora Mestre Juliana Azevedo Almeida, no Curso de Educação Física para o 7º Período. 

A intervenção ocorreu numa escola de Colatina - Es, que atente a crianças de nivel baixo e médio.

Foi uma vivência incrivel e prazerosa, espero que vocês gostem.